Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).
Histórico de Versões | Cedilha Comunicação Digital

Blog da Cedilha Comunicação Digital Sobre a Cedilha Comunicação Digital

Histórico de Versões

Crawler Detect

O Cedilha Management System é a quinta versão do Gerenciador de Conteúdo desenvolvido pela Cedilha Comunicação Digital. Desenvolvemos esse sistema desde 2004 e ele tem acumulado inovações desde então.

Isso significa que ao adotar nosso sitema para o gerenciamento de seu website ou comércio eletrônico você está herdando todo o know how desenvolvido por nossa equipe nos últimos 10 anos, além de poder contar com todas as inovações que frequentemente são incorporadas ao sistema.

Confira o histórico de versões deste sistema e as principais mudanças trazidas em cada uma.

inweb 1.0 – infoNauta Web (Versão 0)
A primeira versão foi desenvolvida entre 2004 e 2005, quando a empresa ainda se chamava infoNauta, e por isso recebeu o nome de inweb. Era baseado nas tecnologias ASP + Access e agregava apenas as funções mais básicas para gerenciamento de um website, como a criação de usuários, publicação de notícias e agenda de eventos. Não consideramos essa uma versão do sistema pois ela foi apenas a base para o Gerenciador propriamente dito, que começamos a utilizar em 2006.

GC1 – Gerenciador Cedilha (Versão 1)
Essa versão, desenvolvida entre 2005 e 2006 já recebeu o nome de Gerenciador Cedilha e começou a utilizar as tecnologias PHP + MySQL. Como ainda administrávamos sites feitos em ASP, foram desenvolvidas duas subversões, cada uma em uma linguagem, mas em pouco tempo a versão PHP se consolidou e eliminamos definitivamentea versão em ASP. 

GC2 – Gerenciador Cedilha (Versão 2)
Foi a primeira versão a se concentrar exclusivamente na arquitetura PHP + MySQL, que se tornou padrão para a Cedilha Comunicação Digital. Foi desenvolvida ainda em 2006 e foi utilizada por bastante tempo, estando presente em um grande número de sites produzidos pela empresa durante pelo menos 3 anos. A interface era idêntica ao GC1 mas trazia algumas inovações como o dimensionamento automático de imagens JPEG, utilizado até hoje, e a adoção do um editor HTML do tipo WYSIWYG, o que tornava a operação do sistema possível mesmo pessoas com pouquíssimo conhecimento técnico. 

GC3 – Gerenciador Cedilha (Versão 3)
O projeto dessa versão iniciou em 2007 com a perspectiva de uma reformulação total do sistema. Mudamos a interface e toda arquitetura da programação, que continuava PHP + MySQL porém com alguns recursos de Orientação para Objetos e com outro tipo de padronização de código. O projeto foi descontinuado e optamos por não utilizar essa versão em nenhum site pois percebemos que seriam necessárias mudanças muito mais profundas para que o sistema refletisse as inovações que estávamos vislumbrando naquele momento.

GC4 – Gerenciador Cedilha (Versão 4)
Em 2008 retomamos a ideia de reformular o gerenciador e aproveitamos muito do que fora desenvolvido para a versão 3, inclusive a nova interface gráfica, a estrutura do banco de dados e as funções centrais do sistema. Ajustamos aquilo que era necessário na arquitetura para que ele pudesser ser inovador e desenvolvemos todos os módulos para essa nova plataforma. Até hoje essa foi a versão utilizada por mais tempo, estando embarcada em sites produzidos pela Cedilha Comunicação Digital em um período de aproximadamente 5 anos. Embora tenhamos descontinuado o suporte para essa versão e não lancemos melhorias para ela há um bom tempo, ainda há um bom número de sites em pleno funcionamento utilizando esse sistema.

CEDILHA MANAGEMENT SYSTEM (Versão 5)

Finalmente, em 2012 começamos a utilizar a versão atual do nosso Sistema Gerenciador de Sistes. Reformulamos a arquitetura do sistema para que ele se tornasse mais escalável e evoluisse mais rápido, incorporando mais dinamicamente as inovações produzidas por nossa equipe. Enquanto que as outras versões eram estanques, ou seja, elas eram geradas no momento em que o website era produzido e não sofriam mais nenhuma mudança ou atualização depois disso, a Versão 5 é frequentemente atualizada e todos os sites que utilizam o sistema passam a contar com suas inovações assim que elas são publicadas.

Nesse blog você pode acompanhar essas inovações e conhecer mais detalhadamente as características desse sistema.